segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Caturras criadas à mão!!!

Veja aqui algumas das vantagens de criar Caturrinhas à mão!!!

Se quiserem saber o que eu fiz de especial para conseguir domesticar assim a Caturra, a resposta é "nada"!!! Apenas convém ser sempre a mesma pessoa a dar comida, assim a Caturra provavelmente poderá começar a olhar para si como o "Super Pai"!!!

Tentem e vão ver que vale a pena!

34 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde.
para a criaçao de caturras é necessario colar algo para o ninho?
palha ou algo do genero?
ou as caturras fazem criaçao como os piriquitos?
outra coisa..para alimentar as caturras á mao,que material devo comprar..e quais os seus conselhos?
ricardonn@portugalmail.pt
obrigado.

Bruno Torres disse...

ola ricardo! antes de mais quero agradecer a visita ao meu blog! em resposta ao teu comentario, para a criação de caturras é necessário colocar dentro da caixa do ninho turfa húmida ou serradura, ou até se preferires podes colocar terra, o que já não funciona muito bem, pelo pó que depois se agarra aos pássaros! basta isso, que depois elas colocam lá o resto que necessitarem. para alimentares as caturras à mão podes comprar uma seringa e papa própria para isso. aconselho a dar 4 vezes ao dia. ex: de manhã, almoço, às 18 horas e antes de te deitares! é assim que costumo criar as minhas e funciona muito bem! espero que tenha ajudado! abraço e boa sorte!

Anónimo disse...

Caro Srº Bruno
Aproveito a visita ao seu blog para felicitar este meio de divulgação de criação de aves, e também para convidá-lo a visitar a II EXPO AVES da Beira Interior no Ferro, mais informações em http://cobi2006cobi2006.spaces.live.com/
Cumprimentos
João Araújo

Anónimo disse...

ola como faço a papa pra dar as caturras criadas á mao? pois estou com intençao de criar caturras á mao assim que as minhas nascerem e onde compro os condimentos ou as farinhas obrigado

Bruno Torres disse...

Boas! A papa deve comprar-se numa loja da especialidade. Compre uma papa de preferencia propria para o caso! Normalmentea papa traz indicações de como deverá ser preparada! Eu particularmente dou com uma seringa, mas há quem goste de dar com uma colher de café! é uma qestão de ver como lhe dá mais jeito! Espero ter ajudado! Abraço e boa sorte!!!

golfinho disse...

boa tarde. gostaria de saber se há alguma forma de saber se a minha caturra fêmea é nova ou velha.pois na loja onde comprei não me sabem dizer. mas elas já fizeram ninho 2 vezes e só põe 3 ovos de cada vez ou seja o mínimo estão bem alimentadas e até voam quase todos os dias para estarem em boa forma física mas não entendo porquê de poucos ovos. AGRADEÇO A AJUDA.

Bruno Torres disse...

óla golfinho!!! a idade é um pouco dificil saber olhando para o aspecto da ave mas posso-te dizer que tenho uma caturra com 15 anos e esta mais bonita que uma caturrita mais novata! ja começa a ter dificldade no crescimento das penas mas... é a velhice!!!lol!!! o facto de por poucos ovos e normal! mas podes dar-lhe osso de choco e espinafres que sao ricos em calcio!! mas nunca alface! alface pode matar a ave porque contem salmonelas!!! abraço

Anónimo disse...

oi bruno sabes se é possivel criar á mão as caturras acabadas de nascer é que as minhas nascem e passado 2 dias estão mortas. acho que os pais não percebem nada do assunto.pois são muito manssos e estão abituados a estarem sempre conosco.agradeço toda a ajuda abraço

Bruno Torres disse...

Na minha opinião penso que será um pouco difícil!!! Elas mal acabam de nascer são mto pequeninas! Mas nada custa tentar com uma seringa! mas tenta outras opiniões, quem sabe não arranjes alguém que já teve a mesma experiência cm sucesso!!! abraço e espero que arranjes a resposta certa!!!

Zé Paulo disse...

Sr. Bruno Torres. Boa tarde. Eu tenho um Casal de Caturras com 3 anos e nunca fizeram criação. Eles estão num viveiro com 2 mt de altura por 3 de largura. Penso que seja suficiente para elas andarem á vontade, até porque estão juntas com alguns mandarins e nunca lhes fizeram mal. Eu tenho um espelho dentro do viveiro para ver se resultava, mas nada. Já me disseram para tiram uma delas de lá durante 3 meses e voltar a junta-las para ver se resultava, mas não sei se faz bem. Qual a ajuda que me pode dar? Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho que tem neste Blogue.
José Paulo
tecnicancede@gmail.com

marcelo disse...

Sr.Bruno eu chamo-me marcelo e queria saber cuando se deve tirar as caturras dos pais para se poder abitoalas a nos?
obrigado

Bruno Torres disse...

Ola sr Marcelo!!! Eu acho que a melhor altura é logo que elas tiverem cobertas de penas. De preferência acabar de criar à mão! Abraço e boa sorte!!!

marcelo disse...

sr bruno mais ou menos e que cuando as caturras começao a postura?
E quantos machos e pressisso para uma femea?
Obrigado.

Ana Paula disse...

Srº Bruno Torres
Boa tarde
tenho um casal de caturras e tenho verificado que o macho feicha muito os olhos e tem particulas brancas nas penas parece "caspa".
tenho outra duvida o que e necessario colocar no ninho
obrigado

Unknown disse...

Ola sra Ana Paula, a questão da caturra estar sempre a fechar os olhos, não me parece que seja uma atitude anormal, até porque as caturrinhas são mto dorminhocas e quando fora da época de criação são pouco activas. A caspa nas penas, tenha sempre a disponibilidade da ave agua para ela se banhar diariamente. No ninho, pode por turfa húmida ou ate mesmo serradura, que elas depois acabam de o por a maneira delas.

Anónimo disse...

eu tenho uma caturra em casa, mas ela mordeu.me e fikou a deitar sangue...como é k eu posso fazer para ela se habituar a mim ou pelo menos parar de me morder ?!?!?!?!?!?!?!?!

Unknown disse...

boas...
gostava de saber apos quantos dias se deve tirar as caturras bebes do ninho para seresm criadas a mao.. e durante quanto tempo se tem de estar a dar papas.

Fernando disse...

Boa noite Bruno
Será que pode dizer o nome da papa que dá as caturras criadas á mão? Obrigado e boas Criações. Fernando

Anónimo disse...

Boas, eu tenho uma caturra um bocado grandinha comprei á menos de um mes..
reparei que a sua nao tem as asas aparadas... como e que conseguiu tira-la sem que ela fugisse?

Anónimo disse...

Ola Senhor Bruno! eu gostava que me disse-se qual a medida de uma gaiola para um casal de caturras que vou adquirir daqui a uns dias e o que devo por no ninho, ouvi falar em por terra das orquídeas nao sei se é verdade ou nao gostava que me ajudasse comprimentos Bruno Silva

Nany disse...

gostaria de saber de tem caturras femea para venda!

daniel 5162 disse...

Olaa Bruno. Comecei a criar uma caturra á mao desde ontem, mas ela faz um som tipo choro que me anda a preocupar. É normal elas fazerem isso? é apenas fome? ela abana muito com a cabeça xD tambem é normal? ja agora quantas vezes devo dar de comer? e quantas porçoes é que devo dar? (visto que tenho uma seringa de 12 ml) a papa tem de ser quente? fico a aguardar pela resposta cumprimentos. tens um bom blog (addiciona se quiseres para falar-mos melhor daniel_5162@hotmail.com)

Anónimo disse...

Boa tarde!

Parabéns pelo blog antes de mais.

Neste passado domingo adquiri uma caturra bebe ainda preciso de lhe dar papa é muito jovem mas hoje fui a uma loja de animais e disseram me que as caturras criadas a mao dificilmente resistem pois devem estar na presença dos pais, fiquei obviamente assustada, venderam me umas vitaminas para aves ornamentais mas tenho medo de dar pq nao sei com que intuito foi vendido. que cuidados relevantes devo ter?

obrigado, o meu mail é sarafmsilva@live.com.ptt

Anónimo disse...

Boa tarde, eu gostava de saber se as caturras quando tem os filhos se conseguem alimenta-los sozinhas? Obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde...
Eu tenho uma duvida, o meu casal de caturras não está a procriar e eles estao mesmo assim numa gaiola enorme. o que hei-de fazer para elas procriarem?
o meu e-mail é dixcosta@gmail.com.

miguel disse...

boas eu tenho um casal de caturras e puseram me 4 ovos mas fora do ninho que devo fazer???
kom ke tempoas devo kriar a mao??
adicione se quizer~para falar melhor

miguel disse...

miga.10@hotmail.com

Diogo disse...

Bom dia sr Bruno
Queria lhe fazer uma pergunta.
A minha mae vai-me comprar uma caturra mansa, mas nao sabe nenhum sitio onde a comprar e vivemos longe do centro! Vivemos em Braga. Ela nao quer utilizar a internet e nao sei onde a comprar! Por favor ajudem-me!
E parabens pelo blog!

Diogo disse...

o meu mail é dixcosta@gmail.com

Anónimo disse...

Ola bruno eu gostava de saber quando tirar a cria de caturra dos pais para criar a mao?pf urgente...

Claudio disse...

Claudio...
Boa tarde senhor Bruno queri fazer-lhe uma pergunta.
As mihas caturras poseram ovo a mais ou menos 3 semanas penso que os ovos estarao quase a abrir.
Os ovos partem sozinhos ou e preciso ajudar as caturras bebes a abrir os ovos.
Possso tirar logo que nascam do ninho para criar a mao.
Por favor responda rapido e urgente
parabens pelo seu blog

e muito esclarecedor

Anónimo disse...

Boa noite senhor Bruno, tenho um casal de canarios e outro de caturras. O macho das caturras é mais novo, por vezes falo com eles e fogem de mim embora já estejam habituados a mim.
Já agarrei no macho com umas luvas e falo as vezes com ele na mão mas tenta sempre me picar, e quero os acostumar a mim, como fazer ? Sei que estão habituados a mim, sou eu que dou água e a comida e faço tudo.

Em relação aos canarios, queria saber sua opinião, posso por no mesmo viveiro canarios, mandarins e bengalins ? Terei o risco de ver diferentes casais quase de certeza, se poderei por no mesmo viveiro eles todos, como será os ninhos, todos diferentes ou iguais ? Não correrei o risco de eles todos visitarem os ninhos uns dos outros?

joaotiagogoncalves@hotmail.com este é o meu email se quiser falar por lá também comigo

Cumprimentos

João Tiago Gonçalves

Rosa disse...

oi, queria saber como posso ver se minha caturrita é velha ou nova?
é pelo bico rachado?

Anónimo disse...

boa noite! Comprei uma caturra para domesticar mas já esta na idade adulta, consegui por ela mansa, só que ela tem sempre aquele vicio de morder, ela faz tudo, come na mão, sobe para mim, só que não deixa lhe dar carinho. Alguma possibilidade de ela deixar de morder?